1 de abr de 2018

ordem de leitura | vida de colecionador



Como você decide qual quadrinho tu vai ler primeiro? 

Essa não é uma pergunta que eu te faço só por fazer ou pra gerar aquela chamada bonita no início do texto (embora fique mesmo uma chamada bacana no post, não acha?). Eu tô te fazendo essa pergunta na sinceridade. Me conte como você decide sua ordem de leitura (partindo do pressuposto que você tem uma grande quantidade de títulos esperando pelo ar da graça dos seus lindos olhos).

Eu vou te contar como eu faço e porque eu acho que a minha maneira tem se tornado um tanto ruim: meu método de seleção de material é por base no que eu tô afim mesmo de ler. Acordo, olho pra minha estante e falo: hoje tô no meu vontade de ler Heróis Renascem, aí pego minhas revistas antigas, leio duas páginas e me lembro que isso é um lixo e deixo pra lá. 


O problema disso é que diversas vezes eu me vejo no ponto em que eu quero ler algo novo e empolgante, mas que eu já li. Um exemplo: tem horas que eu quero ler um novo "Superman: Entre a Foice e o Martelo". E aí? Como que resolvo isso? Como eu faço pra ler um cara tipo o Mark Millar escrevendo o meu personagem favorito na minha história favorita?

Pois é. A resposta que você deve estar loucamente gritando diante do seu monitor é: Não tem como!

Eu sei que não tem como e é por isso mesmo que eu perco minha vontade de ler e vou assistir Caçadores de Trolls no Netflix. Eu sei que nada na minha estante vai ser tão bom quanto aquilo, ou pelo menos se for eu vou demorar um pouco pra descobrir e também sei que eu não posso ler uma obra esperando que ela seja tão boa quanto outra. Têm muitos fatores que fazem um título específico se tornar seu favorito. Claro que qualidade é um deles, porém fatores externos como seu humor, sua vontade de ler e até seu momento atual de vida fazem uma obra ser ainda melhor do que ela é.


Com isso eu venho me perguntando se meu método de seleção não tá me impedindo de ler coisas legais. Talvez se eu tivesse uma pilha fixa, por ordem de chegada eu me doutrinaria mais a ler e me incomodaria menos com o que quero, afinal não é como se eu comprasse gibis que não quero ler. Acontece apenas que alguns eu quero ler mais que os outros e isso que ferra tudo. 

Minha arrumação também não ajuda. Como eu até mencionei num episódio do Dobradinha Cast (meu podcast sobre quadrinhos) em que eu comento sobre os vícios de um colecionador de gibis, o fato de que alguns encadernados ficam meio escondidos na estante (os da Salvat e Eaglesmoss) porque eu não estou comprando todas as edições dessas coleções e a lombada fica meio zoada, faz com que eu esqueça deles com frequência. 


Aí que eu retorno à minha pergunta inicial: como você faz pra organizar o que vai ler em seguida? É uma ordem aleatória? É por data de publicação? Data de compra? Por interesse? 

Me conta como você resolve isso. Eu tô afim de mudar meu método para ter mais animação pra ler mais coisas que estão paradas aqui na minha estante.