4 de ago de 2016

batman v superman versão definitiva | cinema


Começo dizendo que o texto deve ter bastante spoilers sobre esse filme que deu muito pano pra manga. Seja você uma pessoa que curtiu ou não, certamente gastou muito do seu pouco tempo de vida aqui na Terra pra debater esse longa, e como eu não poderia ser diferente, estou aqui, diminuindo o tempo que eu poderia usar pra passar com meus familiares e pessoas que amo pra defender um filme com atores com roupas coladinhas.

Eu faço parte da galera que amou o filme. Perceba que eu não escrevi "gostou", do verbo "achei legal, mas vou esquecer daqui a uns meses". Eu AMEI o filme! Do tipo que reassisti a versão definitiva 3 vezes já (e olha que eu a comprei numa quinta e escrevo esse texto na segunda).



BvS acerta em cheio um dos maiores questionamentos do Super: o mundo precisa realmente dele? É fácil responder isso quando super vilões brotam de uma panela de pipoca radioativa, mas e quando o motivo da maior tragédia é você mesmo? E se outros vilões surgirem por sua causa? E se a população insiste que você não deve existir? Você continuaria salvando vidas? Você DEVERIA continuar? Os dilemas do Escoteirão foram fantásticos. Impecáveis até. Bato palmas pro filme que me apresentou um Superman tão conflitado.



Muito mais foi adicionado à trama nessa versão estendida, porém, interessantemente nada foi de batalha. É meia hora a mais de construção de enredo, de história para personagens, de motivação, planos, intrigas... Tanta coisa importante de verdade que até mudei de ideia quanto ao plano de sequestro da mãe do Clark. Originalmente, o sequestro, além de parecer irreal (oxe, se o Azulão pode ouvir a Lois caindo de um prédio, como ele não ouviria a mãe ser sequestrada?), faz com que o Homem de Aço e o Cavaleiro das Trevas tenham um motivo pra não se matar, contudo na versão definitiva você entende que o Lex sabe como esconder as coisas do nosso herói, a gente sabe que o Clark tava voltando ainda do isolamento e também a gente sabe que o Super já tava sem intenção de combater o Bat. Sendo assim, o sequestro era realmente necessário (talvez não o sequestro, mas alguma coisa precisava ser feita pra fazer o Superman fazer uma visitinha ao morceguinho).



Por fim, muita coisa boa acontece como: A cena do deserto; a identidade falsa de Jimmy Olsen; as investigações da Lois e do Clark; as manipulações do Lex; a construção do Homem de Aço; o ódio do Batman. Isso tudo fez com que a versão definitiva não apenas tenha melhorado o longa, mas  ela o colocou como um dos melhores filmes de super heróis já feitos.