26 de mar de 2016

expectativa para capitão américa - guerra civil | cinema


O que você espera de Guerra Civil?

Vou ser sincero, não tô esperando muita coisa do terceiro filme do Capitão América e nem vou reclamar usando esses memes que mostram meio dúzia de gato pingado na tela como se fosse um épico confronto de super-heróis.


Acho que o principal ponto para estar com animação quase zero pra ver esse longa é por sua total distancia dos quadrinhos. Não quero ser o nerd xiita aqui e obrigar que filmes tenha que ser idênticos aos quadrinhos. Na maioria das vezes eu sou do time que gosta das mudanças, porém quando você declara abertamente que vai adaptar um arco específico, acho que algumas coisas precisam seguir o roteiro original.


O evento para o registro é diferente. Ok. Não vou implicar com isso. A meu ver, a ideia aqui é (com a lei sendo aprovada) você ter uma explicação para os heróis registrados não terem mais filmes solos antes de Vingadores 3 (por isso a gente teria Pantera Negra, Doutor Estranho…).

Enumerando outros problemas: o Capitão lutaria pela liberdade americana. Seu maior medo é que o governo corrompa os supers e os usem como soldados, apenas seguindo ordens e não avaliando se a ameaça a ser enfrentada é legítima ou forjada. Já no filme, a motivação principal do Steve é o Bucky.



Identidade secreta também não existe nas telas. A gente também não tem a figura importantíssima do Reed Richards. Duvido muito que o Hank Pym apareça. Do mesmo jeito, duvido que o clone do Thor surja. Com certeza não teremos a cena do Justiceiro e também não creio que teremos o Homem-Aranha no esgoto (e nem ele revelando sua identidade) além da decisão apressada de trazer os Ossos Cruzados, mas principalmente: não teremos o tom sufocante do quadrinho. O tom de perigo, de ameaça… De que tudo está indo pro brejo.


Temos que considerar também que o filme é sob a ótica do Capitão América, então isso já tira a MAIOR graça do quadrinho que era sobre “de que lado você está”. Isso eu não estou supondo, o próprio Chris Evans diz que o filme é do ponto de vista do super-soldado.

Sendo assim, eu não tô empolgado pra esse filme. Talvez isso seja bom. Talvez isso faça eu ser surpreendido. Nada melhor que ver um filme com a expectativa lá embaixo.